Pastor cubano sofre ataque e fica com danos cerebrais

Entidade cristã apela por investigação
Gostou? Comente este artigo no fim da página



A organização Mundial de Solidariedade Cristã, apelou às autoridades cubanas para investigar um ataque que teria deixado um pastor com danos cerebrais. Reutilio Columbié, foi encontrado inconsciente na rua várias horas depois de deixar sua casa em Moa, no dia 6 de fevereiro.

Segundo o Christian Today, o pastor viajou para a cidade de Holguin para apresentar uma queixa contra as autoridades que confiscaram um veículo da igreja. O veículo, comprado pelo pastor para transportar os membros da igreja, foi apreendido pelas autoridades em dezembro passado, sem aviso ou explicação.

O ataque foi precedido por telefonemas anônimos dizendo ao pastor e sua família que não contestasse contra o confisco do veículo, ou enfrentaria as consequências.

O veículo teria sido devolvido ao proprietário original, que tem laços familiares com um indivíduo do Comitê Central do Partido Comunista Cubano.

Ele não conseguia se lembrar de nada sobre o ataque, mas a única coisa faltando em sua posse mais tarde foram os documentos relativos ao veículo.



O pastor Reutilio, de 41 anos, está agora se recuperando em casa com sua esposa e seus três filhos, mas ainda tem problemas com a fala e a memória. Sua filha diz que ele também sente frequentemente náuseas e tonturas.

A família havia recebido garantias de uma investigação, mas agora foi dito que isso não vai mais acontecer, pois muito tempo já se passou.

“Cuba carece de uma legislação para proteger a liberdade religiosa e garantir a propriedade da igreja”, disse Mervyn Thomas, chefe executivo da organização Mundial de Solidariedade Cristã. Ele afirma que essa situação deixa os grupos e líderes religiosos vulneráveis aos abusos e sem meios de recorrer aos seus direitos.

Comentários

Postagens mais visitadas